-vio - meaning and definition. What is -vio
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is -vio - definition

Tomás de Vito Caietanus; Cardeal Caetano; Caetano de Vio; Gaetano de Vio; Gaetano De Vio; Caetano De Vio; Tommaso de Vio; Thomas de Vio; Gaetanus; Tommaso di Vio Caietano; Thomas de Vio Caietanus

Enrico Vio         
PINTOR BRASILEIRO
Henrique Vio
Enrico Vio (Veneza, 6 de fevereiro de 1874 — São Paulo, 22 de novembro de 1960) foi um pintor, desenhista e professor universitário ítalo-brasileiro.
Vĩo      
m. Ant.
O mesmo que "vinho".
-vio      
el.comp. pospositivo, formador de adjetivos (substantiváveis) com o lat. via,ae 'caminho, via' em pal. quase todas formadas no próprio lat. e introduzidas no port. em épocas várias como eruditismos: bívio , dévio , impérvio , ínvio , óbvio , pérvio , prévio , quadrívio , quadrúvio , trívio ; quando subst., têm virtualmente adj. em -viário (p.ex., biviário , quadriviário etc.); ver vi(a)- ; ver tb.
-clive

Wikipedia

Tomás Caetano

Tommaso De Vio, conhecido como Caetano (Gaeta, 20 de Fevereiro de 1469 — Roma, 9 de Agosto de 1534) foi um frade dominicano, exegeta, filósofo, teólogo e cardeal italiano.

De família nobre, nascido como Jacobo ou Giacomo, desde criança era muito devoto e amante do estudo. Entrou aos dezesseis anos para a Ordem dos Pregadores contra os desejos da sua família. Como estudante em Nápoles, Bolonha e Pádua era o preferido dos seus professores e colegas. Bacharel em teologia em 1492 e doutor em 1494.

Ordenado sacerdote em 1491, foi professor de «sentenças» e metafisica em 1493, em Pádua, professor de teologia em Brescia (1497). Foi nomeado procurador geral da sua ordem em 1501 e vigário-geral em 1507 por morte do então Mestre Geral. eleito como seu sucessor no Capítulo de 1509. Trabalhou para evitar o cisma provocado pelo Concílio de Pisa, convocado para deposição de Júlio II, defendeu o Papa redigindo a obra Tractatus de Comparatione auctoritatis Papæ et conciliorum ad invicem e defendeu a reforma da Igreja no V Concílio de Latrão tendo tido um papel primordial na defesa e reconhecimento da infalibilidade papal e na autoridade suprema do Bispo de Roma sobre os concílios.

Foi criado Cardeal no consistório de 1 de Julho de 1517 e eleito arcebispo de Palermo em 1518, do qual nunca chegou as tomar posse, por oposição do Senado da cidade, resignando em 1519 e sendo transferido para a diocese de Gaeta onde permaneceu até à sua morte.

Notável teólogo, opôs-se a Martinho Lutero e encontrou-se com ele, tentando que renunciasse ao cisma. De Vio ajudou na redação do projeto de excomunhão contra Lutero em 1519.[1] Votou favoravelmente pela validade do casamento de Henrique VIII com Catarina de Aragão, primeira esposa do rei inglês. Escreveu comentários à Suma Teológica de Tomás de Aquino, que o Papa Leão XIII ordenou que fossem juntos à edição original para estudo e formação dos clérigos.

Examples of use of -vio
1. Acto seguido, vio una funcion artistica preparada en la subunidad.
2. Vio un ejercicio tecnico y de calificacion de los militares en la sala de entrenamiento.
3. Ante todo, averiguo como esta unidad cumple su mision y vio un entrenamiento de los militares.
4. El dirigente le agradecio al respecto y vio los presentes exhibidos.
5. Luego averiguo como cumple su mision esta unidad y vio un entrenamiento de los militares.